O fenómeno da Subag, que leva a moda além-fronteiras

foto Susana Pais produtora Subag

Susana Pais, produtora das malas Subag

Tudo começou com um modesto espaço físico, que era tanto um salão de chá quanto um ateliê de costura.

As aventuras de Susana Pais, assistente social e mente criativa do projeto Subag, começaram por entre os tecidos e as linhas desde que se lembra. Cose as malas com uma paixão incomparável. O cuidado com que passa a linha pela agulha deixa qualquer peça com um toque especial.

Esta é uma paixão que se respira de tal forma na Subag que conseguimos senti-la a partir do momento em que entramos na sua loja e percebemos o quão únicas estas peças são. O toque gentil e a forma como produz a sua arte fazem desta produtora uma autêntica referência na moda da região de Sintra.

O seu gosto pelas artes manuais acompanha-a desde que era muito jovem. Hoje, transforma malas e mochilas em elegância. Em algo único. A Subag é um negócio com raízes sintrenses, que se irá manter enquanto houver paixão.

A arte que nasceu na família

Susana Pais a coser uma mochila

Foi numa rústica máquina Singer, guardada em casa da sua avó, que Susana, com apenas seis anos, aprendeu os mais antigos segredos da costura. A sua avó ensinou-lhe, com carinho, uma arte que perdura até hoje.

Susana cresceu a fazer ponto cruz, croché, malhas e arraiolos, alimentando a sua criatividade e habilidades ao longo dos anos, sem nunca perder o brio. Só assim consegue criar as magníficas peças que tão bem caracterizam o seu projeto.

Apesar deste gosto ter sido nutrido quando ainda era muito nova, foi quando Susana participou num workshop, no qual aprendeu a fazer um simples porta-moedas, que se apercebeu do jeito que ainda lhe corria nas veias. Aliado à força de vontade e ao amor pela arte da costura, foi aperfeiçoando a sua técnica ao longo dos anos.

Quando recebeu uma máquina de costura como presente do marido, nunca mais passou um dia sem costurar. E foi assim que começou a produzir as magníficas peças que encontramos na região de Sintra.

A crescente procura pelas suas peças levou Susana a abrir a sua própria loja. É na Subag que conseguimos tocar nos tecidos e ver nas peças finais a emoção e o carinho que são colocados na sua confeção.

Esta emoção ao produzir tantas peças é espelho do orgulho que é fazer parte de uma região tão rica como a de Sintra e com tanto para oferecer. Tudo isto é visível nas suas produções autênticas, como também no respeito com que trata cada pedido.

Susana inicia o seu momento de “corte e costura” ao final de cada dia. A assistente social dedica as habituais oito horas diárias à sua profissão, mas, quando o relógio anuncia as 17h30, Susana senta-se à máquina e produz as suas malas, mochilas e lancheiras autênticas e de alta qualidade. A qualidade Made in Sintra.

O mundo é o seu público

linhas para coser

Linhas usadas para coser as malas, mochilas e lancheiras

De forma expetável, estas peças não existem apenas por Sintra. As malas Subag percorrem o mundo inteiro através das redes sociais, onde os clientes podem ver a variedade de produtos que a marca Made in Sintra tem.

Aliás, foi através deste posicionamento em plataformas como o Facebook que as malas da Subag começaram a ser mais conhecidas e a conquistar públicos ao redor do globo.

Cerca de 10% dos clientes Subag são estrangeiros. A autenticidade não conhece fronteiras, nem barreiras.

Sintra chega, assim, a qualquer parte do mundo. França, Itália, Inglaterra e Estados Unidos da América são apenas alguns exemplos de locais onde a Subag já faz parte das casas de quem aposta na moda personalizada.

O que distingue a Subag é a personalização

tecidos para malas mochilas e lancheiras

Diferentes tipos de tecidos para a produção das malas

Com cerca de 1000 malas já produzidas ao longo dos anos, Susana entende que cada cliente tem uma visão única dos produtos, e é precisamente este o desafio que, no fim, faz destas peças as mais autênticas.

Uma vez pediram-me para fazer uma peça com tecidos amarelos e castanhos. E mesmo não gostando da combinação, não hesitei.”

Para Susana, a moda não tem impedimentos e, por isso, nenhum desafio se recusa. O compromisso em superar as expetativas de quem a procura está sempre presente.

Uma ideia facilita sempre o processo de criação de uma mala, mochila ou lancheira. Mas o processo de criar o molde, recortar os tecidos cuidadosamente e iniciar a montagem de forma meticulosa, garantindo que a peça fica perfeita e com as costuras do lado de dentro, é um processo que a própria vê como relaxante e, acima de tudo, apaixonante.

Cada peça é uma expressão de amor

Mãos de Susana Pais a manipular tecido

Cada peça Subag é uma obra de arte com características únicas no mundo, cuidadosamente elaboradas para encantar e surpreender qualquer pessoa.

Uma mala, fruto de horas de uma habilidade minuciosa, ganha vida em apenas sessenta minutos. Já uma lancheira, com todos os seus detalhes, requer uma hora e quarenta e cinco minutos de dedicação. E as mochilas, verdadeiras manifestações de criatividade, exigem duas horas de inspiração. A paixão pela criação e o toque pessoal são a essência deste produto Made in Sintra.

Apesar da constante procura, muitas vezes há uma necessidade de ter mais do que dois braços para acelerar a produção. No entanto, ao mesmo tempo que a produtora se vê tentada a procurar ajuda noutros braços, não se vê capaz de tirar o negócio da família, o berço da sua criação, na fantástica região de Sintra.

É uma paixão que se sente por entre linhas e tecidos, que passa pelas mãos da produtora, até às mãos dos seus clientes. Destes produtos podemos esperar tudo o que é mais genuíno e personalizado, com a autenticidade de sempre. A autenticidade Made in Sintra.

Saiba mais sobre a Subag aqui

Anterior
Anterior

Made in Sintra em Santarém, no Festival Nacional de Gastronomia

Próximo
Próximo

As “pedras que vestem” encontram-se na Olivah