Adega de Colares, a produzir vinho desde 1931 

Ao centro, Francisco Figueiredo, Diretor de Enologia da Adega Regional de Colares

Na Adega Regional de vinhos mais antiga de Portugal, o foco é a autenticidade. Há uma constante preocupação em manter as raízes do vinho intactas, unindo os esforços necessários para manter o sabor que tanto o caracteriza.

Tendo as grandes pipas como fundo, aqui é produzido um vinho autêntico de Sintra, que tem uma personalidade e sabor tão únicos como a própria região.

A tradição perdura, tal como a essência do vinho. Mas a inovação permite elevar a qualidade da bebida. Através de novas técnicas de produção e de equipamentos modernos, a adega tem mantido viva uma história que já tem mais de 90 anos.

Viva e muito bem preservada. Tão bem preservada quanto o ambiente dos locais de produção dos vinhos. Nesta adega, somos recebidos com lufadas de ar fresco e a temperatura é exatamente a que se pretende para que as condições de produção sejam as melhores. Sempre.

O processo fala por si

depósito de metal para o vinho

Depósito de vinho

Quando os olhos percorrem a adega, o compromisso com a qualidade é evidente em cada canto. A produção deste vinho é uma combinação harmoniosa entre a tradição que o sustenta e as técnicas inovadoras que o impulsionam. A Adega Regional de Colares domina esse equilíbrio de forma perfeita.

Desde a pesagem das uvas até a produção do vinho, o cuidado é a estrela que brilha em todas as etapas do processo. Cada fase é cuidadosamente realizada para preservar a essência e o caráter únicos deste vinho, que se destaca como um dos tesouros mais autênticos da região de Sintra. A dedicação e o amor dos produtores transparecem em cada garrafa como sendo um testemunho vivo do legado que é cultivado nas terras ensolaradas e frescas de Colares.

É neste equilíbrio delicado entre a inovação e a tradição que reside a essência deste vinho autêntico Made in Sintra.

O estágio de produção é um elemento crucial que contribui para a qualidade duradoura deste vinho. Uma qualidade que se mantém durante 20 a 25 anos. E a cada ano, as pipas da Adega são o local onde os sabores se entrelaçam de forma a criar um vinho de caráter único e de notável longevidade.

O detalhe faz a diferença. Dos métodos de colheita às técnicas de produção, a excelência, nesta adega, é prioridade. A equipa dedica-se a aprimorar os processos, refinando as técnicas e explorando novas possibilidades, sem nunca comprometer a autenticidade e a tradição que tornam este vinho verdadeiramente excecional.

O resultado é um vinho que ultrapassa qualquer barreira de tempo. Cada garrafa é uma cápsula do passado, do presente e do futuro, representando a dedicação de gerações de produtores e o respeito pela terra. Ao degustarmos este vinho único, é como se estivéssemos a saborear anos de história e a paixão com que foram cuidadosamente cultivadas as uvas.

O Enoturismo é uma aposta forte da Adega Regional de Colares

entrada da Adega Regional de Colares com exposição de vinhos e fotos

Entrada da Adega de Colares, com exposição sobre a sua histórias e os seus vinhos

Para além do reconhecimento e apreço que o vinho da Adega Regional de Colares recebe, tanto em Portugal como lá fora, o Enoturismo surge como uma forte aposta que tem conquistado a atenção e o coração dos apreciadores de vinho de todo o mundo, que viajam para provar estes autênticos vinhos Made in Sintra.

Na Adega, a experiência do Enoturismo é cuidadosamente pensada, proporcionando aos visitantes uma jornada inesquecível pelos sabores, aromas e tradições que envolvem a produção do vinho de Colares. O interesse pelo vinho da Adega é notável, resultado da sua qualidade inigualável, do empenho e dedicação que todos os dias os trabalhadores dedicam à sua produção, bem como da calorosa receção que é proporcionada a todos os visitantes.

Parte do encanto do enoturismo na Adega é o ambiente histórico e centenário que envolve os visitantes. O cenário repleto de antiguidades fixa não apenas os amantes de vinho, mas também os apaixonados por história e arquitetura. As pipas de madeira, que há séculos que fazem parte da “mobília” da Adega, são um convite irresistível para explorar os sabores únicos que são criados nestes espaços sem igual.

Aqui a experiência é completa. É uma viagem no tempo que nos transporta para uma era em que a tradição vinícola ganhava forma, até aos dias que correm.

Ao mesmo tempo, toda esta experiência é capaz de nos prender à região de Sintra, conhecida por produzir ótimos vinhos como os da adega de Colares. Aqui podem-se perceber alguns dos segredos da produção de vinho que se estende pelos recantos de Sintra e conhecer de perto as pessoas apaixonadas que trabalham para preservar a autenticidade deste vinho e desta terra, vivenciando a essência do Enoturismo de forma íntima e envolvente.

Durante a visita, mergulhamos nos bastidores desta magnífica produção vinícola e podemos ver de perto cada etapa do seu processo. Desde a colheita das uvas até ao engarrafamento final, o cuidado e a paixão que são dedicados a cada garrafa de vinho é bastante visível.

Por isso, cada visita é uma celebração da riqueza cultural de Sintra, que permite criar memórias num local onde o passado se funde com o presente e a autenticidade perdura.

“A paixão é o motor do nosso vinho”

Zona das pipas de vinho e espaço para Enoturismo

O vinho da Adega Regional de Colares é o resultado de uma combinação única de fatores que o tornam verdadeiramente especial e apreciado em todo o mundo. É produzido com uvas provenientes de vinhas enxertadas, cultivadas em solos ricos e sob o clima peculiar e único da região de Sintra, o que confere um sabor distintivo e autêntico.

Cada garrafa de vinho da Adega de Colares conta uma história e é o reflexo da riqueza e singularidade da região de Sintra.

É precisamente esta combinação de fatores que tornam o vinho da Adega Regional de Colares um produto tão cativante para clientes portugueses e internacionais, individuais ou grandes comércios. Estes são atraídos pela qualidade excecional que cada garrafa oferece, pela autenticidade e pela essência única que apenas os vinhos Made in Sintra podem proporcionar.

Mas o verdadeiro segredo por de trás deste sucesso reside na paixão que impulsiona cada etapa do processo de produção. É essa paixão que cada membro do grupo de colaboradores da adega imprime no seu trabalho. Com um gosto pela arte vinícola, dedicam-se incansavelmente a preservar a tradição, a aprimorar as técnicas e a alcançar a excelência de cada vinho.

É esta paixão que permite que cada garrafa conte uma história de amor pela terra, pela tradição e pelo vinho em si. Cada uva colhida, cada vinho fermentado e cada garrafa engarrafada são uma expressão desse compromisso, uma celebração da herança de Sintra. Todos estes detalhes são os ingredientes essenciais, que se misturam com as uvas, o tempo e o conhecimento, de forma a criar um vinho notável. Tudo isto faz com que cada gole seja uma experiência de sensações únicas Made in Sintra.

Saiba mais sobre a Adega Regional de Colares aqui

Anterior
Anterior

As “pedras que vestem” encontram-se na Olivah

Próximo
Próximo

A arte da HopSin: a autêntica cerveja de Sintra