A arte da HopSin: a autêntica cerveja de Sintra

Sérgio Pardal, produtor da cerveja artesanal HopSin

A primeira cerveja artesanal oficial de Sintra já celebra seis anos. Do sabor mais doce ao mais intenso do lúpulo, a cerveja artesanal HopSin é feita para todos os gostos.

É uma cerveja que causa admiração no primeiro gole, por reunir sabores tão ricos e intensos. O seu nome é autêntico da região, onde “Sin” equivale a Sintra e “Hop” refere-se ao lúpulo, um dos constituintes da cerveja.

A sua produção está sediada em Colares e é focada, especialmente, no consumo local. Para Sérgio Pardal, cervejeiro da HopSin, o segredo para superar os desafios é unir a força de vontade à paixão pela cerveja. O produtor explica que “somos impactados pelas crises dos cereais, da energia, do gás, mas somos apaixonados por isto”.

Foi a paixão por esta bebida e a ligação a Sintra que levou Sérgio a abandonar a sua carreira na indústria farmacêutica, para começar a produzir cerveja artesanal, capaz de surpreender até o mais exigente paladar.

“Craft beers” são cervejas esculpidas à vontade de um cervejeiro e é isso que apaixona Sérgio.

A experiência que a mistura de ingredientes naturais da região de Sintra possibilita é algo que caracteriza esta cerveja artesanal. Há cervejas que são misturadas com as frutas da região ou até mesmo produzidas em conjunto com a Adega Cooperativa de Colares, a mais antiga do país e Made in Sintra, proporcionando sabores incomparáveis. E inesqueciveis.

Em boa verdade, toda a produção da cerveja artesanal HopSin pode ser vista como um elétrico que leva as pessoas numa viagem a conhecer lugares especiais em Sintra. Ainda hoje é possível observar a balança com que eram pesados os elétricos, mesmo na entrada da fábrica.

Como são produzidas as cervejas mais autênticas da região de Sintra?

máquinas da fábrica da cerveja artesanal

Fábrica onde são produzidas as cervejas artesanais HopSin

Este processo de fabrico é simples. A cerveja tem quatro ingredientes-base: água, malte, lúpulo e levedura.

Esta delicada cerveja é feita a partir do malte, um cereal que produz enzimas usadas na produção de cerveja. Este cereal é cuidadosamente cozido entre 63 a 67ºC durante 1h, para se conseguir extrair o mosto. E é esta exposição ao calor que tem impacto na cor e no próprio sabor da cerveja. 

Após ferver o mosto, adicionam-se os lúpulos à cerveja, que conferem o típico sabor que caracteriza a região de Sintra.

O segredo está aqui. E não temos receio de o revelar. Na cerveja HopSin, são utilizados produtos locais que conferem sabores únicos à bebida, seja pela utilização de framboesas locais ou misturas com mosto de vinho da Adega de Colares.

A cerveja artesanal HopSin não é apenas “mais uma” bebida artesanal. A HopSin proporciona momentos de lazer. Experiências acolhedoras e inesquecíveis. Quem visita a fábrica faz parte do processo. Novos sabores estão sempre a surgir e, por isso, o feedback dos clientes é muito importante para manter as raízes desta cerveja artesanal Made in Sintra.

“Contribuímos para a economia circular da região”

Sérgio Pardal, produtor da cerveja artesanal HopSin

No meio de toda esta autenticidade que caracteriza a cerveja artesanal HopSin, há também espaço para o desenvolvimento da economia local.

Uma das grandes preocupações da produção desta cerveja é a sustentabilidade e partilha com outros produtores locais, com o objetivo de melhorar a qualidade dos negócios de todos. Cada processo é pensado para produzir o mínimo de desperdício possível e é por isso que as partes sólidas que restam da produção da cerveja, constituídas por cereais, são utilizadas para alimentar animais de produtores vizinhos e fazer compostagem. Mais tarde, são estes animais que vão produzir alimentos para outras pessoas consumirem.

O melhor deste processo são os “queijos produzidos pelos animais que eu alimentei indiretamente”, fator que mostra a grande ligação que cada produtor tem entre si, certificando-se de que os seus produtos são únicos.

Esta diversidade de produtos e de colaboração entre produtores espelha de forma exímia a exposição que a região de Sintra tem e que o Made in Sintra proporciona.

Esta cerveja artesanal Made in Sintra é única, e é uma verdadeira prova de que é possível conciliar o prazer da degustação com a responsabilidade ambiental. A produção sustentável e a economia circular são pontos fundamentais desse processo, permitindo que cada cerveja seja desfrutada com a consciência de que foi produzida com respeito pelo meio ambiente e pela comunidade local.

Dos aromas mais frutados até aos sabores mais intensos, com uma gama de cervejas que varia de época para época, o que atrai clientes de todos os cantos do mundo é a diversidade e autenticidade.

A inovação é a especialidade da casa

Cerveja artesanal HopSin a sair para um copo

Esta cerveja artesanal única ganha vida através de um processo inovador e apaixonado, no qual se dá a fermentação mista de mosto de malte e de uva. O casamento perfeito entre estes ingredientes resulta numa cerveja com um sabor frutado autêntico, que cativa os paladares mais exigentes.

Algumas garrafas de cerveja são autênticas homenagens às vilas e aldeias encantadoras de Sintra. Nomes como Colares e Mag8 (leia-se Magoito) dão vida às diferentes cervejas que compõem o portfólio da marca. Cada rótulo conta uma história única, inspirada nas características distintas da região e na paixão dos mestres cervejeiros que se dedicam a criar experiências sensoriais inigualáveis.

A inovação é o ingrediente especial que dá vida a esta cerveja Made in Sintra. São exploradas técnicas criativas que combinam ingredientes surpreendentes, de forma a criar sabores que desafiam as expectativas. Através da inovação, cada cerveja torna-se uma obra-prima única, equilibrando harmoniosamente a acidez e a doçura, proporcionando uma experiência sensorial memorável.

A cerveja artesanal Made in Sintra é mais do que uma simples bebida, é um reflexo da paixão, da dedicação e da inovação que permeiam cada etapa do processo de produção. Cada gole é um convite para explorar o desconhecido, para saborear o resultado do trabalho árduo e da busca incessante pela excelência.

Ser Made in Sintra é mais do que uma marca, é um símbolo de qualidade, autenticidade e criatividade. É a celebração do espírito empreendedor que floresce nesta região encantadora. É a prova de que, quando combinamos a tradição com a inovação, criamos algo verdadeiramente extraordinário. E Sérgio Pardal consegue experimentar todas estas sensações.

Saiba mais sobre a cerveja artesanal HopSin aqui

Anterior
Anterior

Adega de Colares, a produzir vinho desde 1931 

Próximo
Próximo

Cogumelos biológicos com ar da serra é na horta da Joana