O legado das Queijadas da Sapa: sabor com história

Queijada de Sintra

Se há cheiro característico da região de Sintra é o de canela que emana das famosas Queijadas da Sapa. Ao passear pela Volta do Duche, é impossível não parar para provar a delícia única de Sintra. 

Ninguém fica indiferente às Queijadas da Sapa. É uma especialidade regional que resiste ao decorrer dos anos e que se inova para fazer parte do mundo atual. Mas sempre com a autenticidade que tanto a caracteriza.

Há muito tempo que este estabelecimento encanta os visitantes com a sua história e sabor inigualável. As Queijadas da Sapa são um dos mais antigos doces da região e a sua origem remonta ao século XVII. É com vista para o Palácio Nacional de Sintra que nos podemos sentar e provar, com calma, a magnífica iguaria.


A resistência ao tempo certifica a autenticidade

queijadas da sapa a sair do forno

Fornada de Queijadas de Sintra

Estas queijadas, autênticos testemunhos vivos que resistiram tão bem à passagem do tempo, tornaram-se um símbolo histórico da região de Sintra. Conseguem acalmar os paladares mais exigentes e levá-los numa viagem para uma época onde a tradição e o artesanato se fundem numa iguaria irresistível.

Nem todos os negócios se podem orgulhar de dizer que estão ativos desde 1756. A história das Queijadas da Sapa remonta a Maria Sapa, que fundou o seu fabrico em Ranholas. O fabrico industrial destas iguarias iniciou-se nesta altura, e vinte dúzias eram vendidas diariamente aos nobres ilustres que se deslocavam a Sintra em busca de delícias gastronómicas.


As queijadas de Maria Sapa mudaram-se para o Volta do Duche quando o comboio a vapor chegou à Estefânia em 1887. 

A tradição foi sendo preservada e transmitida de geração em geração, garantindo a produção diária de excelentes e distintas queijadas Made in Sintra. Cada dentada é uma experiência sensorial única deste sabor que sobreviveu ao decorrer dos anos e ao passar de muitas gerações que ainda hoje as apreciam.


Sabor autêntico Made in Sintra 

queijadas da sapa num prato e embaladas para levar

Sugestão de apresentação das Queijadas de Sintra

Como o nome indica, estes pequenos prazeres gastronómicos são o orgulho da região de Sintra, a mágica vila dos palácios. Mas são mais que isso. São uma das melhores receitas que Portugal tem no seu cardápio de doces e pastelaria. Ainda assim, como muitos doces nascidos em território português, as famosas Queijadas de Sintra são originárias de conventos. 

Parece improvável que algo tão pequeno possa exigir tanto tempo para ser produzido. Mas a verdade é que há um certo cuidado a ter quando queremos que o produto seja feito com a qualidade que o caracteriza. 

A massa deve primeiro ser feita combinando simplesmente farinha e água. Depois de cortar a massa em círculos, os padeiros dobram cada círculo para que se assemelhe a um pequeno pires, fazendo cortes ao longo das bordas. Como a textura pode ser afetada pela temperatura e pela humidade, trata-se de um processo delicado. Cada um é recheado com a mistura de ovos, queijo, açúcar, farinha e canela, depois de a massa ter secado durante 24 horas.


Saiba mais sobre as Queijadas da Sapa aqui

Anterior
Anterior

A arte e a paixão por detrás dos vinhos da Quinta San Michel