Flores e plantas que elevam o nosso património botânico

Os campos de cultura estão localizados na Quinta das Donzelas, Casas Novas, no limiar da aldeia do Penedo, em Colares.

Colares, entre Mar e Serra, é o terroir de Flores Daqui, assim se lê na candidatura apresentada para a certificação Made in Sintra. Candidatura unânime e rapidamente aceite, há que dizer!

É uma explosão de cor e de cheiros que erradia da Quinta das Donzelas, onde se produzem flores em socalcos porque parte do terreno é de desenho agreste, lembrando as encostas do rio Douro onde impera outro património natural.

Nas redes sociais deste encantador projeto há fotos que falam. A nossa sugestão imediata é que as possam “ouvir” (Instagram flores_daqui).

Em cada mês há um arranjo a explorar, porque a natureza é cíclica e a produção Flores Daqui respeita cada um dos seus ciclos.

Flores Daqui cultiva flores, prepara e comercializa uma gama de cinco tipos de arranjos

Não falta água nas três nascentes da Quinta das Donzelas, terra que passou a ser um local produtivo em plena pandemia, altura em que os mentores deste projeto quiseram retomar as suas atividades agrícolas.

Guillaume e Sébastien são “dois cúmplices de longa data nas áreas da paisagem, do jardim e das flores”.

Os arranjos são qualquer coisa de extraordinário! É preciso vê-los! São em vários formatos e nunca há dois iguais.

A maioria das flores e folhagens que compõem os arranjos são cultivadas na quinta, com métodos permaculturais.

Pontualmente, podem se feitas colheitas em jardins contíguos, assim como a flora das bermas das estradas, dos baldios e dos caminhos podem completar as colheitas.

Seria uma honra receber a certificação Made in Sintra que ajudaria a nossa clientela internacional a localizar-nos no território português.
— Candidatura Made in Sintra

Há um modelo de negócio muitíssimo bem pensado e estruturado. Os dois colaboradores consideram-se pequenos produtores e querem travar o crescimento rápido, preferindo defender um modelo de contacto próximo e humanizado, em que dão a cara pelo projeto, tanto na produção como na própria distribuição dos arranjos.

Flores Daqui, em 2023, realizou a decoração floral de cinco casamentos e começou a trabalhar regularmente para hotéis e restaurantes em Lisboa.

Decoração de pérgola para cerimónia de casamento

A parte substantiva de clientela Flores Daqui está na capital, onde concentra a sua participação em três mercados do Príncipe Real. Aliás, durante este mês foram selecionados para estarem presentes em 84 datas desses mercados, entre 2024 e 2025.

Para a temporada de 2024, já a partir do próximo mês, é esperado com grande entusiasmo o florescimento dos 2000 bulbos de narcisos e tulipas que foram plantados em novembro último.

Em maio, prevê-se o florescimento do extraordinário Alho de Schubert, com flor pirotécnica de 30cm de diâmetro.

Mas há mais flores e plantas de jardim nesta quinta aninhada na encosta da serra de Sintra, muito mais….

Anterior
Anterior

"Provar o leitão à Negrais é como ir ao céu e voltar"

Próximo
Próximo

Certificar a tradição, a arte manual e as memórias felizes